Atualmente, a inovação é fundamental não apenas para o sucesso de um empreendimento, mas também, para a sua sustentabilidade, dado que é através dela que as organizações se tornam capazes de gerar riqueza em um modelo sustentável e, assim, manterem-se ou tornarem-se competitivas nos seus mercados, ou mesmo que acessem novos mercados, formem novas parcerias, adquiram novos conhecimentos e aumentem o valor de suas marcas.

É fato que a inovação pode ocorre do simples acaso, no entanto, a maior parte das inovações, em especial as mais bem-sucedidas, resultam de uma busca consciente e intencional de oportunidades para inovar, dentro e fora da empresa.

Além disso, embora muitos pensem que inovação se trata apenas de ruptura e que não inclui a melhoria contínua, dado que esta normalmente não é capaz de criar vantagens competitivas de médio e longo prazo, deve-se observar que inovar não é apenas fazer coisas diferentes, mas também, fazer as mesmas coisas de formas diferentes, permitindo que a melhoria continua crie condições para o estabelecimento mais frequente de  novos potenciais de satisfação. (Drucker – 2002, p. 211).

Contudo, o tema em torno da inovação é complexo,  permitindo interpretações e também adaptações, dado que inovar envolve uma série de competências tecnológicas, mercadológicas e gerenciais. Nesse sentido, note que a inovação em uma empresa ou organização, pode vir de:

  • produtos e serviços,  através da introdução no mercado de novos ou significativamente melhorados,  produtos ou serviços,  o que inclui alterações significativas nas suas características tornando-as diferenciais;
  • processos,  através da implementação de processos novos ou significativamente melhorados,  o que inclui alterações significativas de técnicas,  equipamentos ou software.  Não gera necessariamente impacto no produto final,  mas produz benefícios no processo de produção,  gera
    lmente com aumentos de produtividade e redução de custos;
  • modelo de negócio,  através da mudança na forma como o produtos ou serviços são oferecido ao mercado ou através do desenvolvimento de novos negócios que forneçam uma vantagem competitiva e sustentável;
  • modelo de gestão,  através do redesenho de suas estruturas liderança e comunicação,  implementando novos métodos organizacionais na prática do negócio,  organização do trabalho e/ou relações externas;
  • modelo de marketing,  através da implementação de novos métodos de marketing,  envolvendo melhorias significativas no desenho de seu produto/serviço,  preço,  praças e promoção dos mesmos.

No entanto,  é interessante observar que inovar muitas vezes é uma necessidade básica de sobrevivência, que nos leva a evoluir ou perecer! Neste sentido, podemos citar oito principais fatores que nos levam a inovar:

  • em consequência de factos inesperados;
  • por incongruências;
  • por necessidade;
  • por mudanças na indústria ou no mercado;
  • por mudanças demográficas;
  • por mudanças de percepção;
  • devido a novos conhecimentos;
  • imposições legais ou regulamentares.

Além dos fatores anteriores,  a estrutura de sua organização,  estratégia,  meios de comunicação,  o sua liquidez irão influenciar a forma como a inovação será realizada na sua empresa.

Em primeiro lugar a empresa deve entender o que é inovação e qual é a sua dinâmica.  A partir daí,   a empresa deve definir a estratégia de inovação que deve estar alinhada aos objetivos da organização,  sobretudo a sua visão de futuro.  O próximo passo é desenvolver e internalizar ferramentas de gestão do processo de inovação,  sendo necessariamente um solução customizada a realidade da empresa, onde devem ser levados em consideração o tamanho da empresa,  o setor de atuação,  a cultura e a estrutura organizacional,  o sistema de agentes no qual ela está inserida,  a visão de futuro e suas ambições.

Contudo,  seja qual for o tamanho e características da empresa,  para que se crie um ambiente corporativo propício à geração de inovação,  é necessário uma transformação cultura da organização,  onde seus líderes devem atuar como agentes de mudança e promoverem a inovação,  disseminando os conceitos e estratégias de inovação e garantindo que sejam assimilados por todos os colaboradores,  parceiros e clientes.

Quanto as estratégias e modelos de inovação destacamos que inovação incremental,  ou uso da melhoria contínua como processo de inovação, caracteriza-se por uma busca de aperfeiçoamento constante e gradual.  Neste modelo,  empresas bem geridas são excelentes para adoção do modelo inovação incremental,  sendo capazes de promover melhorias mais frequentes e que realmente fazem a diferença junto a seus clientes.  Para ter êxito neste modelo a empresa deve atentar os seguintes princípios:

  • Ouvir os clientes;
  • investir agressivamente em tecnologias capazes de atender as reais necessidades e espectativas de seu público;
  • focar em grandes mercados.

Já em relação a eficácia e eficácia das iniciativas de inovação,  seja qual for o modelo e método adota,  as empresas devem atentar para:

  • Gerir constam ente oportunidade,  seu risco e estar prontos para agir;
  • Não subestimar a resistência à mudança;
  • Capacidade de sair da zona de conforto;
  • Atenção ao custo de oportunidade associado;
  • Localizar o objeto de inovação e seus meios técnicos e humanos,  pois inovação fora de seu tempo ou de local pode simplesmente torna-la inútil (Betamax);
  • Interagir com parceiros é fundamental.  Sem ela,  as inovações são dificultadas;
  • Envolver clientes e formadores de opinião  nos processos de inovação.

No que tange ao método,  ressalta-se o alinhamento entre inovação e criatividade, sendo que para este tema recomendamos a leitura de nosso outro artigo “Um Método para Criatividade”.

Dito tudo isso,  as empresas que desejam inovar devem estar preparadas para uma verdadeira mudança cultural,  inserindo a inovação em sua dinâmica diária,  via um processo de inovação suportando por um ambiente proativo e colaborativo que propicia a criação e quebra de paradigmas,  privilegiando a formação e disseminação do conhecimento evoluído a partir de interações multidisciplinares e diversificada,  envolvendo clientes,  formadores de opinião,  colaboradores e parceiros.

Com tudo isso em mente,  nos aqui na Vitarts,  fomentamos em nós e nossos clientes a criação de um ambiente que persegue a inovação incremental e potencializa a inovação radical,  via colaboração,  proatividade,  informação compartilhada e o uso eficiente da tecnologia,  permitindo a incubação e a transmissão de conhecimento.